terça-feira, 22 de setembro de 2009

CABO DE GUERRA

Cabo de guerra também conhecido como jogos de corda, é uma atividade esportiva que envolve força, onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma.
Segundo as regars internacionais cada equipe deve ser composta de oito integrantes. Os competidores ficam dispostos em linha reta, sguidos ao logo do cabo, de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Entre os dois grupos, existe uma linha central. O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos distantes quatro metros de seu centro.A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central coincidindo com a linha central.
O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de 4 metros de cabo. Outra forma de vencer a disputa é fazer o oponente cometer uma falta. O esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920.
No VI JICESC, nos disputamos a versão do cabo de guerra de 04 pontas. Cada equipe é formada por 12 alunos ( 6 meninos e 2 meninas). É permitido o uso de luvas.
Esta prova é cheia de energia e muito bonita de se ver. Nossa quadra fica cheia de alunos torcendo um pelos outros, muitas vezes, torcendo pela mesma cor da camisa, nas séries diferentes.

Fonte de pesquisa: http://wwww.brasilescola.com/educacaofisica/cabo-guerra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário